Publicações
Conheça um pouco do histórico de projetos e pesquisas na área, que inspiraram a criação deste laboratório, com projetos de Design de Jogos ou como parte do Grupo Design em Quadrinhos:
Artigos
Priscilla Maria Cardoso Garone, Pamella Lopes Galacha, Maria Clara Marins Rampinelli
Cultura indígena em jogo: o processo de design de um game educativo de apontar e clicar sobre elementos indígenas
REVISTA GUARÁ, ano XI, n. 16, 2023.
Larissa Zanetti Alves, Matheus Augusto Pereira Lopes, Pedro Henrique Cristofori Izelle, Priscilla Maria Cardoso Garone
Acessibilidade em jogos digitais: análise de recursos para pessoas com baixa visão.
Arte, Educação, Comunicação & Design, v. 4, p. 41-54, 2023.
Priscilla Maria Cardoso Garone
Elementos de expressão gráfica em ilustrações para games: um olhar sobre linha, valor tonal e cor.
REVISTA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO GRÁFICA, v. 10, p. 102-126, 2022.
Pedro Henrique Sanches Brito, Priscilla Maria Cardoso Garone
Estudo comparativo de interfaces e estética nos jogos do gênero plataforma de ação
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 12, Vitória: PRPPG, 2021.
Lucas de Souza Pena, Priscilla Maria Cardoso Garone
Estudo comparativo de mecânicas e dinâmicas em boss fights nos jogos do gênero action platformer
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 12, Vitória: PRPPG, 2021.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Estudo comparativo de modelos projetuais para o design de jogos educacionais.
Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: ESUD 2020. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. v. 1. p. 1-12.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Modelo de design colaborativo de soluções que envolvem jogos digitais ou seus elementos para a educação a distância.
DATJOURNAL: Design, Art And Technology, v. 5, 2020.
Priscilla Maria Cardoso Garone
Design de Jogos Digitais: análise comparativa de modelos projetuais.
DATJOURNAL: Design, Art And Technology, v. 5, 2020.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Gamificação na Educação a Distância: Um estudo sobre a atuação de designers, professores e estudantes no processo de design.
Proceedings of SBGames 2019. Education Track. Rio de Janeiro, 2019.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Design, Jogos Digitais e Educação a Distância: uma investigação sobre a atuação de designers, professores e estudantes.
Revista Educação Gráfica, v. 23, Bauru: Unesp, 2019.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk, Ana Mae Barbosa
Desenho, História em Quadrinhos e a elaboração de narrativas textuais nas aulas de português do Ensino Fundamental.
Anais GRAPHICA 2017 - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Recife: Unip, 2017.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk Gallo
Problematização do Design de Games para a Educação a Distância no contexto da cultura digital
Proceedings of SBGames 2016, São Paulo: USP, 2016.
Bárbara Lima da Fonseca, Priscilla Maria Cardoso Garone
Folia dos Povos: O design na construção de um jogo educativo.
Proceedings of SBGames 2016, São Paulo: USP, 2016.
Matheus Rocha de Souza Ramos, Priscilla Maria Cardoso Garone
Projeto Gráfico de Manuais de Jogos: Diretrizes projetuais para o desenvolvimento do manual do jogo Ordem do Rei.
Proceedings of SBGames 2016, São Paulo: USP, 2016.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Processo semiótico para criação de capas de jogos digitais. In: SBGames 2016, 2016, São Paulo.
Proceedings of SBGames 2016, São Paulo: USP, 2016.
Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira, Priscilla Maria Cardoso Garone
Elaboração de mascote para a Chocolates Garoto - um percurso semiótico.
Proceedings of the 7th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015.
Lucas Reis Pereira, Priscilla Maria Cardoso Garone
História do Espírito Santo em Quadrinhos: Elementos constituintes da capa de Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 6, Vitória: PRPPG, 2015.
Débora Ferreira de Oliveira, Priscilla Maria Cardoso Garone
O monomito nos Quadrinhos: A construção do herói imigrante na História do Espírito Santo.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 6, Vitória: PRPPG, 2015.
Matheus Rocha de Souza Ramos, Priscilla Maria Cardoso Garone
O design de informação e a construção de manuais de jogos de tabuleiro
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 6, Vitória: PRPPG, 2015.
Vanessa Yumi Kazenaki Souza, Priscilla Maria Cardoso Garone
História do Espírito Santo: Elementos culturais em quadrinhos.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 6, Vitória: PRPPG, 2015.
Thiago Sales do Espírito Santo, Priscilla Maria Cardoso Garone
Expressão corporal de personagens para histórias em quadrinhos sobre a história do Espírito Santo.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 6, Vitória: PRPPG, 2015.
Thiago Francisco, Priscilla Maria Cardoso Garone, Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira
Construção Semiótica e Representação Gráfica no Desenvolvimento de Personagens para História em Quadrinhos.
XI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, Lisboa, 2015.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Matheus Rocha de Souza Ramos, Bárbara Lima da Fonseca
Design de jogos na escola: jogos educativos sobre a história do Espírito Santo.
REVISTA GUARÁ, v. Ano III, p. 26-30, 2015.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Abner Boldt, Bárbara Lima da Fonseca
Design em quadrinhos da história do Espírito Santo.
REVISTA GUARÁ, v. Ano III, p. 20-25, 2015.
Priscilla Maria Cardoso Garone
Espírito Santo em Quadrinhos: o desenvolvimento de uma narrativa gráfica sobre a história e cultura do nosso estado.
Tipo&Grafia, Vitória-ES, 2015.
Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira, Abner Boldt, Priscilla Maria Cardoso Garone
Curupira, protetor da floresta: um jogo sobre o personagem do folclore brasileiro.
Anais do XI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Porto Alegre: UniRitter, 2014.
Bárbara Lima da Fonseca, Denis Alves Rizzoli, Abner Boldt, Priscilla Maria Cardoso Garone
História do Espírito Santo em Quadrinhos: o processo de desenvolvimento de uma narrativa.
Anais do XI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Porto Alegre: UniRitter, 2014.
Gledson Luiz Henrique Ribeiro, Natacha Martins Poim Fernandes, Priscilla Maria Cardoso Garone
O design e a jogabilidade: Em busca do diferencial no game design.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Abner Boldt, Priscilla Maria Cardoso Garone
Arte conceitual na concepção de jogos: Estética e função no game design.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Thiago Francisco, Priscilla Maria Cardoso Garone
O Design de personagens para quadrinhos da História do Espírito Santo.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 4, Vitória 2013.
Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira, Priscilla Maria Cardoso Garone
Design em Quadrinhos da História do Espírito Santo: A Influência e Importância da Cor no processo de criação de Quadrinhos.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 4, Vitória 2013.
Denis Alves Rizzoli, Priscilla Maria Cardoso Garone
O roteiro no processo criativo de quadrinhos sobre a História do Espírito Santo.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 4, Vitória 2013.
Bárbara Lima da Fonseca, Priscilla Maria Cardoso Garone
Design em Quadrinhos da História do Espírito Santo: A Importância da diagramação e do storyboard no processo de criação de quadrinhos.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 4, Vitória 2013.
Abner Boldt, Priscilla Maria Cardoso Garone
Design em Quadrinhos da História do Espírito Santo: Estudo e uso da linguagem.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 4, Vitória 2013.
Thiago Francisco, Priscilla Maria Cardoso Garone
Design de personagens e representação gráfica: uma construção semiótica.
X International conference on graphics engineering for arts and design, Florianópolis, 2013.
Filipe Cock Motta; Priscilla Maria Cardoso Garone
Melodic: Design instrucional de um jogo para o ensino da música.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Abraão Coutinho da Cruz, Priscilla Maria Cardoso Garone
A formação do conceito de um jogo: Estudo de processos metodológicos para a criação de um game.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Willi Piske Júnior, Priscilla Maria Cardoso Garone
O Design da Narrativa: Um projeto de jogo com base nos preceitos do Game Design.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Matheus Rocha de Souza Ramos, Alexssandro Mello Furtado, Priscilla Maria Cardoso Garone
Colorkey: O design de um jogo sobre a teoria das cores.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Ana Elisa Pereira Poubel, Willi Piske Júnior
O Design da Informação no Design de Jogos: Um estudo de aplicação no desenvolvimento de interfaces.
Proceedings of SBGames 2013, São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Ana Elisa Pereira Poubel
Design, ludismo e educação: o desenvolvimento de um jogo sobre história da escravidão dos africanos no Brasil
6th Information Design International Conference, Pernambuco, 2013.
Thiago Francisco, Joyce Carmo, Mariane Azevedo Rocha, Priscilla Maria Cardoso Garone
Parking Paradise: Uma proposta de jogo de estacionamento.
Proceedings of SBGames 2012, Brasília, 2012.
Bárbara Lima da Fonseca, Joelma Passos Santos, Daniela de Cássia Gamonal Marcato, Priscilla Maria Cardoso Garone
Colorfulland: Um jogo no qual a cor é uma aliada.
Sbgames 2012 - XI Simpósio de Jogos e Entretenimento Digital, Brasília, 2012.
Márcia Ramos Santos, Priscilla Maria Cardoso Garone
Webcomics: A inclusão da linguagem da internet nas histórias em quadrinhos.
10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís, 2012.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Mariane Azevedo Rocha, Giulliano Kenzo Pianizolla Panzera Costa Pereira
Design e Quadrinhos: Uma Análise das Relações.
10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Gilberto Kunz.
O Balão nas Histórias em Quadrinhos: Organização da Mensagem por Meio da Representação Gráfica
IX International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, Rio de Janeiro, 2011.
Bianca Paneto Bernardi, Priscilla Maria Cardoso Garone
Projeto Zinemaxzone: Solução de Design para uma Rede de Webcomics.
Anais do I Simpex - Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design, 2011. Vitória, 2011.
Livros e Capítulos
Priscilla Maria Cardoso Garone
Jogo, Design e Educação a Distância: experiências, reflexões e modelo projetual. 1. ed. Vitória: Sead-Ufes, 2021.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Design de Games para a Educação a Distância: revisão de literatura de experiências no Brasil
Ebook: Educação, Arte e Tecnologia. Marco Antonio Rossi, Eliane Patrícia Grandini Serrano (Orgs.). Bauru: Canal 6 Editora, 2020.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk, Gisela Belluzzo de Campos
Sensory Design in Games: Beyond Visual-Based Experiences
Lecture Notes in Computer Science, v. 12199, 2020.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Gamification and Learning: A Comparative Study of Design Frameworks.
Lecture Notes in Computer Science, v. 11582, 2019.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Design de games para a educação a distância: um ensaio crítico ao contexto brasileiro
Livro: Jogos digitais em contextos educacionais. Daniela Karine Ramos, Dulce Márcia Cruz (Orgs.). Curitiba: CRV, 2018.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk
Design de games para a educação a distância: ensaio crítico sobre o processo de gamificação
Livro: Gamificação em Debate. Lucia Santaella, Sérgio Nesteriuk, Fabrício Fava (Orgs.). São Paulo: Blucher, 2018.
Priscilla Maria Cardoso Garone
Tesouro: Nossa História em Quadrinhos. 1. ed. Vitória: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, 2015.
Priscilla Maria Cardoso Garone, Bianca Paneto Bernardi, Márcia Santos Ramos.