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Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk, Gisela Belluzzo de Campos
Sensory Design in Games: Beyond Visual-Based Experiences.
Lecture Notes in Computer Science, v. 12199, 2020.
Pedro Henrique Sanches Brito, Priscilla Maria Cardoso Garone
Estudo comparativo de interfaces e estética nos jogos do gênero plataforma de ação.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 12, Vitória: PRPPG, 2021.
Lucas de Souza Pena, Priscilla Maria Cardoso Garone
Estudo comparativo de mecânicas e dinâmicas em boss fights nos jogos do gênero action platformer.
Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 12, Vitória: PRPPG, 2021.
Subprojetos Vinculados
Estudo comparativo de interfaces e estética nos jogos do gênero plataforma de ação
Pedro Henrique Sanches Brito
Propõe pesquisar interfaces e estética de jogos digitais do gênero action platformer (ou jogos de plataforma de ação), com o objetivo de evidenciar inter-relações de semelhanças e diferenças entre as interfaces e estética e como tais características contribuem para a construção de jogos que proporcionem experiências de forma lúdica e eficiente. O projeto foi realizado por meio de pesquisa, análise e método comparativo. A busca parametrizada foi realizada em lojas on-line de jogos digitais, websites, enciclopédias de jogos, com palavras-chave. A análise foi conduzida a partir de critérios estabelecidos, que foram verificados em todos os exemplares que cumpriram os critérios de inclusão no estudo. Por fim, foi feito um estudo comparativo sobre os elementos de interfaces e estética. O resultado da pesquisa demonstra as semelhanças e diferenças nas abordagens de design para a definição desses elementos em jogos digitais do gênero action platformer. Os resultados mostram desde a análise de animações e efeitos utilizados até o fluxo de navegação entre as telas dos jogos, bem como as interfaces devem ser objetivas para não confundir o jogador com excesso de informação. Os resultados demonstram também como inimigos humanóides acabam sendo escolhas comuns nesses jogos. Espera-se que a pesquisa possa servir como contribuição para práticas projetuais, de modo a estimular a produção de jogos em âmbito acadêmico e mercadológico
Estudo comparativo de mecânicas e dinâmicas em boss fights nos jogos do gênero action platformer
Lucas de Souza Pena
Propõe pesquisar mecânicas e dinâmicas nas chamadas boss fights, ou batalhas contra chefes de jogos digitais do gênero action platformer, ou jogos de plataforma de ação, com o objetivo de evidenciar inter-relações entre semelhanças e diferenças entre as mecânicas e dinâmicas e como tais características contribuem para a construção de games que proporcionem experiências de forma lúdica e eficiente. O projeto será realizado por meio de pesquisa, análise e método comparativo. A busca parametrizada será realizada em lojas on-line, websites, enciclopédias de jogos, com palavras-chave. A análise será conduzida a partir de critérios estabelecidos, que serão verificados em todos os exemplares que cumprirei os critérios de inclusão no estudo. Por fim, será feito um estudo comparativo sobre os elementos de mecânicas e dinâmicas. O resultado esperado é que a pesquisa demonstre as semelhanças e diferenças nas abordagens de design para a definição desses elementos em boss fights de jogos digitais do gênero action platformer, como contribuição para práticas projetuais de modo a estimular a produção de jogos em âmbito acadêmico e mercadológico.
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