História em Quadrinhos sobre a história do Espírito Santo para estudantes do Ensino Fundamental, produzido pelo grupo Design em Quadrinhos, financiado pela Secretaria de Estado da Cultura - Secult-ES, publicado e distribuído para escolas públicas do estado.

Houve a preocupação de sempre recorrer à supervisão dos professores, pesquisadores e pedagogos para garantir que o conteúdo do roteiro estivesse condizente com o aplicado no ensino e fosse apropriado. Dentre os autores utilizados como referência, estão José Tatagiba, José Teixeira de Oliveira, Luiz Guilherme Santos Neves, Miguel Arcanjo Kill, Raquel Felix Conti e Ismael Tressmann.

Alguns dos livros usados como bibliografia de História para a criação do roteiro são utilizados pelas crianças nos anos escolares. Essa interlocução foi fundamental para a pesquisa e o desenvolvimento do projeto. Todas as etapas contaram com a avaliação do público-alvo por meio de questionários e entrevistas. As crianças interlocutoras participaram ativamente na etapa de desenvolvimento dos personagens protagonistas Alex, Bia e Caio.

Esta história em quadrinhos foi produzida a muitas mãos, de forma colaborativa. O projeto contou com a participação de 15 alunos do curso de Design da Ufes e uma estudante do curso de Ciências Sociais, que trabalharam na produção das histórias em quadrinhos.

Depois de muito estudar a História do Espírito Santo e realizar pesquisas de campo, todos os participantes se reuniram para escrever o roteiro. As opiniões diversas contribuíram para o equilíbrio. Após o desenvolvimento e a revisão do texto, os integrantes formaram equipes, de acordo com as competências e afinidades. O roteiro foi revisado por uma professora de História, da rede pública de ensino, colaboradora do projeto.