O jogo tem cenários e itens de culturas diversas - vestimentas, trajes tradicionais, elementos de artesanato tradicional, de festas populares tradicionais, de gastronomia, dentre outros elementos de cultura material e imaterial de povos que constituem a diversidade cultural.
O intuito é, por meio de liberdade exploratória, promover a reflexão sobre o tema, incentivar à consciência histórica e a valorização da diversidade cultural espírito-santense.
O jogo está previsto para ter sete fases, com ambientes e elementos culturais de povos (africano, alemão, indígena, italiano, pomerano, português, sírios e libaneses). A escolha destes povos se deu por serem os mais recorrentes tratados nos Guias de Currículo Escolares, além de no censo étnico do Espírito Santo.
A arte do jogo é composta por ilustrações bidimensionais, com arte-final e colorização desenvolvidas à mão, com pintura em aquarela, e tratamento digital.
Em razão de abordar o assunto Diversidade Cultural e povos e comunidades tradicionais, a proposta contempla temas integradores na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Decreto Federal n° 6.040/2007, e também o Projeto de Lei n° 4839/20.
O game estimula a valorização da Educação Patrimonial Cultural e promove a permanência de culturas e o diálogo intercultural, de modo a ser usado em âmbito educacional e de entretenimento.
Além disso, por abarcar temas e subtemas explorados em anos escolares (“Povos e Comunidades Tradicionais”, “Diversidade Cultural, Religiosa e Étnica”, “Educação Patrimonial” e “Diálogo Intercultural”), conforme Guias de Implementação do Currículo da Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU), o jogo tem potencial de promover o desenvolvimento de consciência histórica e cultural.
Fase sobre cultura africana.
Fase sobre cultura alemã.
Fase sobre cultura indígena.
Fase sobre cultura italiana.
Fase sobre cultura pomerana.
Fase sobre cultura portuguesa.
Fase sobre cultura sírio-libanesa.
O jogo demandou aproximadamente 18 meses de desenvolvimento. Dentre as etapas, destaca-se uma vasta pesquisa bibliográfica e iconográfica. Todas as referências podem ser acessadas no documento listado neste link (clique aqui).
O jogo pode ser jogado neste link (https://ladij.ufes.br/jornada/).
-
Priscilla Garone
- Coordenação, Programação, Pesquisa, Game Design, Design de Interface e Edição de Ilustrações
-
Maria Clara Rampinelli
- Ilustração, Pesquisa, Game Design e Design de Interface
-
Pamella Galacha
- Pesquisa, Game Design, Projeto Gráfico, Design de Interface e Design de Som
Conheça outros mostras do Laboratório de Design, Ilustração e Jogos!
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.